sexta-feira, janeiro 08, 2021

Lesões e prevenção das articulações do ombro

 As articulações do ombro envolvem principalmente três ossos: o úmero, a clavícula e a escápula, que também fazem parte de três articulações: glenoumeral, acromioclavicular e esternoclavicular.

No ombro existem várias bursas, porém existem duas principais que são: 

  • Bursa Sub-escapular:



  • Bursa Subacromial:



E essas bursas auxiliam no movimento sempre evitando atrito nas estruturas do ombro.

Quando falamos em músculos nesse caso daremos ênfase aos principais músculos do ombro que são:

Deltóide, infra-espinhal, subescapular, supra-espinhal e o redondo menor que tem como função estabilização.


Saiba que os movimentos repetitivos são responsáveis por grande parte das lesões atraumáticas, porém as lesões de ombro também podem ser decorrentes de traumas.

O princípio de dor é a principal reclamação das pessoas que consequentemente vem com perda de força o que leva a limitação do arco dos movimentos.

As lesões que mais acometem, são: luxação, fratura, síndrome do impacto, bursites e tendinites.

A luxação da glenoumeral representa mais de 50% das lesões ocorridas dos esportes.
A tendinite é a inflamação do tendão que liga os ossos ao músculo. Essa tendinite é ocasionada, por traumas, excesso do uso, envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo sua elasticidade, artrite reumatoide e diabete.
A bursite, é a inflamação da bursa, que funciona como amortecedores que atuam diretamente com os ossos, tendões e músculos.
Já a síndrome do impacto tem como características a dor, e a limitação do movimento sobretudo com a realização de atividades acima da cabeça.
E a fratura nada mais é do que a descontinuidade da estrutura óssea.

Prevenção

A maior prevenção das lesões é o fortalecimento dos músculos dos ombros e dos braços para melhor estabilizar as articulações da região. principalmente a musculatura do manguito rotador, portanto, neste caso realize as suas atividades físicas com a ajuda de um profissional habilitado (educados físico ou fisioterapeuta) e explique os seus objetivos.

Já na fase aguda e subaguda da lesão é totalmente contra indicado a realização de qualquer atividade física, o mais indicado neste momento são compressas de gelo por 30 minutos em intervalos de uma hora e meia e estabilização do local.

O gelo é mais utilizado quando a dor é muito grande e no processo inicial da lesão e um dos primeiros sinais da inflamação é o aumento da temperatura local (calor), portanto o gelo ajuda no combate desta inflamação.
Crioterapia do ombro



Já na lesão crônica, o mais indicado é o calor, que na fisioterapia tanto pode ser utilizado o infravermelho ou o forno de bier, que tem como características provocar uma vasodilatação que geram o alívio da dor e a diminuição da rigidez articular.

Forno de Bier





Infravermelho para fisioterapia

A automedicação é algo preocupante, portanto consulte sempre o médico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que fofinho