sexta-feira, dezembro 18, 2020

O que é o PIX e COMO FUNCIONA?

 O PIX é um sistema de transferência e pagamentos de formas instantânea que permite transações e pagamentos 24 horas por dia inclusive finais de semana e feriado, que entrou em vigor agora em  novembro de 2020. TED, DOC, boleto e cheque? Isso em breve ficará obsoleto mais do que já é ultimamente.



O PIX promete avanços importantes, que vai mudar toda uma dinâmica, e que irá melhorar todo o mercado financeiro no Brasil. Essa mudança é necessária em nosso cenário, pois o nosso sistema bancário é um dos mais avançados do mundo, porém estamos limitados, a alguns métodos de transferências e pagamentos que a nível mundial já são um tanto arcaicos.

Mas a pergunta que não quer calar, como o PIX funciona?

Bom a disponibilidade do PIX é que as operações poderão ser realizadas 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados; A valor enviado ao recebedor chegará praticamente em tempo real, a operação deve levar no máximo 10 segundos;


PAGAMENTOS por QR Code

O PIX vai suportar pagamentos de dois tipos:

  • QR Code dinâmico: nessa operação o código é exclusivo para cada transação feita.
  • QR Code estático: nesse tipo, um único código vai valer para múltiplas transações, e poderá trabalhar com valor fixo ou especificado pelo pagador.

E o TED, DOT ou BOLETO?

Esses tipo de pagamentos deverão perder muito espaço, porém não cairá em desuso, pelo menos não de imediato.

É preciso levar em consideração que a adoção de um sistema tão grande como este requer tempo e adaptação dos usuários.

A tendência principal é que com o tempo, todas as grandes modalidades já existentes consideradas tradicionais, fiquem em segundo plano. E logo depois vem a praticidade pois além das movimentações por QR Code ou NFC, o PIX também irá permitir, o uso de chaves ou de apelidos para identificação que contarão com os dados do usuário, assim não será necessário preencher com CPF, CNPJ e outras demais informações em cada transação, como acontece por DOC ou TED.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que fofinho