quarta-feira, julho 15, 2020

POR QUAL MOTIVO SENTIMOS DOR?

Muitas vezes nos perguntamos por qual motivo sentimos dor? 

Bom, a resposta é que no nosso corpo existem vários receptores sensoriais, e esse receptores são capazes de captar diversos estímulos, e transformar estes em diversos sinais, que acabam transmitindo até o nosso "SNC" (Sistema Nervoso Central).

                        Foto: iStock/Estúdio ABC 


Bom, o cérebro capta essas informações e as transforma em percepções dolorosas, que podem ser amenizadas por nossos mecanismos biológicos inibidores da dor. 
Já se essa dor persistir e se prolongar, esses mesmo mecanismos deixam de agir, o que levam a amplificação dessa dor.

A dor fica de forma descontrolada, e passa a ser desencadeada, onde essa dor é espalhada e a pessoa sente esta dor de forma irradiada em locais diversos.

Porém o que se sabe é que a dor dependendo de diversos fatores como, sexo, raça, idade, memória afetiva, fatores sociais, e até mesmo cultural pode haver uma variação da dor e dar sua intensidade.

Os orientais trouxeram consigo o benefício da acupuntura, já os incas mastigação de folhas de coca, porém o que se sabe é que no mundo ocidental acreditava-se que a dor era uma forma de castigo e que seu corpo estava passando por um estado de purificação da alma.

 Já nos dias atuais a dor continua sendo um problema grave de saúde pública. E vem se tornando cada vez mais um motivo de grande procura por auxílio doença e em maioria dos casos aposentadoria por invalidez. E nesse tocante é um fator pré disponente de demora na internação hospitalar, o que leva diretamente ao desencadeamento de debilidade do paciente e aumento do quadro de profissionais, o que gera uma implicação econômica elevada.

Vale ressaltar que sentir "dor" não é normal. E quanto maior for o tempo, maior será sua recuperação.

Portanto, busque, trate e não tenha medo nem desista, seu corpo está avisando algo que pode estar acontecendo de forma indevida.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que fofinho