A fisioterapia é indicada em diversos casos e em diversos momentos, seja para se tratar de uma lesão por esforços repetitivos (DORT) ou em pacientes que passaram por algum processo cirurgico irá ajudar na recuperação dos órgãos e das diversas formas de cicatrizes que podem incomodar a movimentação de determinado membro do paciente. Geralmente tem uma atuação em longo prazo, na qual o paciente vai sentindo uma melhora no seu quadro físico aos poucos e com o decorrer do tratamento.
O tratamento fisioterapêutico traz técnicas específicas em duas diferentes modalidades que são adequadas a cada tipo de pacinete, que vão ajudar as pessoas a terem uma recuperação motora de forma eficaz e sem prejudicar algum outro aspecto do corpo, sendo eles por esforços indevidos ou até mesmo uma nova possível lesão. Além disso vale ressaltar a impotância da fisioterapia na prevenção de problemas, agindo assim tratando o quando antes para melhores resultados.
De acordo com a OMS (Organização Mundia da Saúde) ser saudável é mais que estar apenas livre de enfermidades, o que significa um compelto bem-estar físico, metal e social.
![]() |
| Johnatha Kalazans Fisioterapeuta |
De acordo com a OMS (Organização Mundia da Saúde) ser saudável é mais que estar apenas livre de enfermidades, o que significa um compelto bem-estar físico, metal e social.
Você já se deu conta da importância da Fisioterapia, se não, continue a leitura que eu vou te mostrar como a fisioterapia pode te ajudar!
A fisioterapia evoluiu e evolui cada vez mais desde os últimos anos e trabalha diretamente com doenças decorrentes de traumas, alterações genéticas ou até mesmo enfermidades adquiridas. E o principal objetivo disso tudo esta em preservar, manter, desenvolver e reabilitar a total integridade das funções, sistemas ou orgãos.
As disfunções dos movimentos são tratadas em sua maioria com terapias manuais, além de alguns aparelhos específicos e recursos como que ativem ou refriamento e o calor do local.
EM QUE SITUAÇÃO DEVO PROCURAR UM FISIOTERAPEUTA?
Boom, existem várias situações em que você deve procurar um profissional fisioterapeuta onde ele pode e deve ser fundamental, algumas sem precisar sequer do encaminhamento médico. Confira abaixo quais são:
DECORRENTE DE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
Na maioria das vezes, iram limitar a sua funcionalidade do membro ou dos membros operados. O repouso, é indicado em determinados casos. Portante, iniciar a fisioterapia logo após a cirurgia é muito fundamental para a recuperação da funcionalidade. Há situações, em que o próprio médico já faz essa indicação e considera o tempo necessário de repouso.
PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO DIA A DIA
Movimentar o corpo sempre é fundamental para a saúde do nosso organismo. E se o exercício não for realizado de uma forma correta com um profissional preparado e adequado o corpo pode sofrer com diversos danos. O fisioterapeuta, nesses casos, é capacitado para adequar o treino de modo a evitar danos que venham no futuro,
LESÃO MUSCULAR
Essa lesão pode ser resultado tanto de uma prática de exercício físico quanto na realização de uma tarefa de vida rotineira. O que acontece é uma sobrecarga dos músculo ou tendões que se prendem ao inserção óssea.
Devido ao decorrente esforço que é realizado pela musculatura algumas de suas fibras se rompem, o que gera irá provocar um hematoma e a decorrente inflamação local. Esse tipo de lesão causa em boa parte, dor, edema e dificuldade na movimentação, o que irá comprometer a suas AVD's ( Atividades de Vida Diária).
Entretanto, o profissional fará uma avaliação física mais resbuscada para identificar o movimento que está relacionado com o surgimento desse tipo de contusão. Após, é feito o fortalecimento do músculo afetado, e de outros músculos para se impedir reincidiva.
DORES NAS ARTICULAÇÕES
O fisioterapeuta irá realizar uma avaliação que vai indicar a possível origem dessa dor. A conduta terapêutica será bem definida a partir deste resultado e tem como principal objetivo recuperar a articulação que foi atingida.
COMO PREVENÇÃO
Todos nós cometemos alguns erros que prejudicam a nossa saúde. Assim, uma visita rotineira a um fisioterapeuta pode ajudar a identificar práticas incorretas e indevidas, e prevenir alguns futuros problemas co-relacionados com nossa saúde e acima de tudo, impedir a disfunção de alguma de nossas articulações, musculaturas, e nossos movimentos como um todo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário